A história se passa cerca de cem anos depois que Pedro Álvares Cabral e suas caravelas aportaram no Brasil, uma época em que a principal preocupação era sobreviver e os Bandeirantes eram os donos da terra, apesar das leis do Reino de Portugal e dos jesuítas, que tentavam catequisar os índios e livrá-los dos Bandeirantes, que os escravizavam. O choque entre os paulistas, que conquistavam terras e minas, e os forasteiros de diversas procedências, que queriam se apossar delas, era inevitável. A muralha significava a serra como obstáculo às incursões dos bandeirantes, nas suas buscas de novas terras e riquezas.

Na fazenda Lagoa Serena, situada nos arredores da Vila de São Paulo, rodeada pela “muralha” e desbravada pelos bandeirantes, mora Dom Braz Olinto (Mauro Mendonça), líder de uma bandeira; sua mulher, Mãe Cândida (Vera Holtz); e seus filhos: Basília (Deborah Evelyn), casada com Afonso Góes (Celso Frateschi), um bandeirante, Tiago (Leonardo Brício), Rosália (Regiane Alves) e Leonel (Leonardo Medeiros), que vive com a esposa Margarida (Maria Luísa Mendonça). Ainda uma sobrinha, Isabel (Alessandra Negrini), que na verdade é sua filha bastarda e um sobrinho, o mestiço Aimbé (Enrique Diaz).

Ao redor desses personagens flui toda a trama, iniciada com a chegada de Portugal de outra sobrinha de Dom Braz, Beatriz (Leandra Leal), que vem ao Brasil para casar-se com Tiago. Mas a jovem portuguesa terá de disputá-lo com Isabel, o braço direito de Dom Braz que o acompanha em suas bandeiras, uma menina que foi criada entre o convívio da família e dos índios, entre eles Apingorá (André Gonçalves), Tuiú (Patrick de Oliveira) e Parati (João Pedro Roriz), moldando, assim, uma personalidade arredia e selvagem. Haverá também o conflito gerado por Rosália, ao se apaixonar por um inimigo de Dom Braz, o aventureiro e traidor Bento Coutinho (Caco Ciocler).

Junto com Beatriz, chegam ao Brasil novos personagens que comporão o cenário típico da época. O Padre Miguel (Matheus Nachtergaele), que auxiliará o Padre Simão (Paulo José), jesuíta da Companhia de Jesus, catequizando os índios, mas que terá que resistir ao assédio da índia Moatira (Maria Maya), que apaixona-se por ele. Dona Antônia (Claudia Ohana), uma ex-cortesã que vem ao Brasil em busca de um bom casamento. E Dona Ana (Letícia Sabatella), uma judia que foge dos horrores da Inquisição e vai viver sob a tutela de Dom Jerônimo Taveira (Tarcísio Meira), com quem tem uma dívida moral a pagar. Dom Jerônimo, irmão de um inquisidor, livrou da morte o pai de Dona Ana em Portugal. Inimigo de Dom Braz Olinto, é um comerciante que sabe ser canalha e fingido diante das autoridades, mas não as respeita; é carola frente aos padres, mas na realidade é um homem pervertido, cruel e obceno.

A minissérie teve seu momento de ápice no capítulo onde a tribo indígena revoltada pelo assassinato de um índio, invade Lagoa Serena, que neste momento está apenas com as mulheres em casa. Mãe Cândida bravamente conduz Beatriz, Margarida, Basília e Isabel numa luta que marcou história na TV.

» Elenco
Leandra Leal – Beatriz Ataide
Leonardo Bricio – Tiago Olinto
Alessandra Negrini – Isabel Olinto
Letícia Sabatella – Ana Cardoso
Alexandre Borges – Dom Guilherme
Tarcísio Meira – Dom Jerônimo Taveira
Mauro Mendonça – Dom Braz Olinto
Vera Holtz – Mãe Cândida Olinto
Cláudia Ohana – Antônia Brites
Maria Luísa Mendonça – Margarida Olinto
Deborah Evelyn – Basília Olinto Góes
Celso Frateschi – Afonso Góis
Pedro Paulo Rangel – David Fonseca “Mestre Davidão”
Regiane Alves – Rosália Olinto
Caco Ciocler – Bento Coutinho
Irving São Paulo – Capanga de Bento Coutinho
Leonardo Medeiros – Leonel Olinto
João Pedro Roriz – Parati
Maria Maya – Moatira
Matheus Nachtergaele – Padre Miguel
André Gonçalves – Apingorá
Ada Chaseliov – Leonor
Bumba – Genoveva
Patrick de Oliveira – Tuiú
Rita Martins – Iamê
Mônica Torres – Joana
Edwin Luisi – Dom Gonçalo
Carlos Eduardo Dolabella – João Antunes
Ângelo Paes Leme – Vasco Antunes
Sérgio Mamberti – Dom Cristovão Rabelo
Emiliano Queiroz – Dom Falcão
Cecil Thiré – Dom Bartolomeu
Stênio Garcia – Caraíba
Enrique Diaz – Aimbé
Cacá Carvalho – Frei Carmelo
Elias Andreato – Dom Cardoso (pai de Ana)
José de Abreu – Inquisidor-Mor
Luís Melo – Dom Manuel Nunes Viana
José Wilker – Dom Diogo
Dênis Carvalho – Irmão de Beatriz (voz)
Dados da Série
Título Original: A Muralha
Título Traduzido: A Muralha
Gênero: drama
Duração: 822 Minutos
Episódio: todos
Data de Lançamento: 2003
Direção: Denise Saraceni, Carlos Araújo
»Informações
Tamanho: 17.40
Resolução: 720×480
Frame Rate: 29.97fps
Formato: DVD-R
Qualidade de Áudio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Vídeo Codec: Mpeg 2
Áudio Codec: Ac3
Idioma: Português
Download:MEGAUPLOAD

BrasilseriesHD Não apoia a Pirataria e não faz Rips e Ups visando lucro pessoal e nem para o grupo então você é o único responsável por este arquivo em seu computador.

PIRATARIA É CRIME E DÁ CADEIA.DENUNCIE 0800 771 2627